terça-feira, 17 de setembro de 2019

FRANCISCO PAULO FREIRE


Natural de Apodi-RN, nascido em 18 de janeiro de 1927, filho de  Francisco Eduardo Freire e de Francisca Cristina Freire, casado com Benedita Ferreira Freire, natural de Catolé do Rocha-PB, nascida e m  8 de março de 1933, filha  Miguel Ferreira de Araújo e de Maria Antônia, com os seguintes filhos:
 1 – LUIZ GONZAGA FREIRE, nascido em 21 de junho de 1956, casado com INALDA MARIA DA SILVA FREIRE.
2 – FRANCISCO PAULO FREIRE FILHO, nascido em 17 de agosto de 1959, casado com MARIA SOLANGE E SOUZA, natural de Apodi, nascida a 3 de janeiro de 1960, filha de Luiz Antônio de Souza e de Maria Necy Noronha e Souza.
3 – TARCÍSIO PAULO FREIRE, nascido em 14 de dezembro de 1960, casado com Raimunda Ferreira Freire, nascida em 5 de outubro de 1962, flha Francisco Joaquim Sales (23/11/1914 – 07/12/1987) e de Raimunda Ferreira Silva (01/05/1918).
4 – MARIA ZELIA FREIRE PINTO, nascida a 05 de maio de 1952, casada com Afeu Dantas Pinto, natural de Apodi, nascido a 17 de novembro de 1943, filho de  Custódio Dantas Pinto e de Francisca Diógenes Pinto.
5 – MARIA NEIDE FREIRE DE ARAÚJO, nascia em 15 de janeiro de 1963, casada com  Francisco Batista de Araújo, natural de  Caicó, nascido em 28 de fevereiro de 1955, filho de  Celso Mauricio da Silva e de  Benedita Laurinda de Araújo.
6 – ANTONIO CRISTIAN FERREIRA FREIRE, nascido em 20 de novembro de 1975
7 – JAIRO CÉSAR, nascido em  16 de julho de 1974.
8 - Dr. IVO FREIRE DE ARAÚJO, nascido em 21 de maio de 1953, casado com Angela maria de Melo Freire, natural de Apodi, filha de  Luiz Gonzaga de Melo  e de Anailde Freitas Melo. Ex-prefeito do Apodi
Chico Paulo, oriundo de família humilde, em sua infância teve que comer pão feito de massa de macambira e canduá de carnaúba, mais com bastante trabalho honesto e ardo foi à luta e conquistou um  grande patrimônio. Com apenas 8 anos de idade tinha que andar duas léguas juntamente com seu pai, para arrancar macambira e derrubar carnaúba para retirar a massa para poder se alimentar. Esse fruto era consumido assado e produzir massa para fazer cuscuz. Além de comer cuscuz de macambira, ele não teve vergonha  de afirmar categoricamente que também se alimentou de massa de canduá de carnaúba.Ele cortava essa árvore e retirava o miolo do olho da planta para  moer, em seguida lavava a massa  por nove vezes para diminuir o amargo desse produto, daí, sua mãe fazia o pão
CHICO PAULO em 1943 teve que viajar para o Estado do Amazônia, juntamente com seu pai para trabalhar como Soldado da Borracha, conhecido como Soldado Arigó, permanecendo naquele território por um período de 3 anos trabalhando sem parar e sozinho na floresta amazônica, sem nenhuma proteção aos pés, e sim, descalço, devido ser uma região alagada o ano inteiro. Depois de 3 anos longe de sua terra natal, retornou ao Apodi, trazendo no bolso a importância de 15 contos de réis. Ao chegar no sítio Cápua encontrou em sua pobre casinha, com paredes de barro, coberta de palha de carnaúba e com portas e janelas de talho de palha de carnaúba, deparou-se com uma grande fome, logo quitou as dívidas de seu genitor e ainda fez uma grande feira, sobrando 3 contos de réis. Com essa importância comprou um jumento por 300 réis e fez uma plantação de arroz. No final da safra arrecadou 4 alqueires de arroz, doando 3 alqueires ao seu pai e vendeu um. Com o dinheiro da venda do arroz comprou outro jumento por 600 réis. Ele afirma categoricamente que depois que retornou do Amazônia nunca mais faltou dinheiro em seu bolso . Chico Paulo faleceu no dia 28 de julho de 2018
     Chico Paulo foi proprietário de várias casas e prédios comerciais, veículos e fazendas. Como empresário em sua terra natal no início da década de 1958 construiu em Apodi o primeiro posto de combustível da cidade, denominado de Brasília, que no início se localizado  por traz da igreja Matriz, mais precisamente onde hoje fica situado o Apodi Center e hoje na Rua Nossa Senhora da Conceição, ao lado do Cemitério Público São Sebastião, construído em 1972. Em 1959 Chico Paulo compra seu primeiro veículo, um Jeep, marca Willis para colocar na praça, como primeiro taxi de Apodi. Na década de 1970 ele foi responsável pela fabricação da cachaça denominada de “ME SOLTA”, posteriormente ele instalou em Apodi a primeira sorveteria; e depois instalou uma oficina mecânica, uma sapataria e vários outros empreendimentos. Portanto, Chico Paulo, com certeza foi um bem feitor apodiense, além de fazer parte do desenvolvimento e da história apodiense.
     Chico Paulo nunca galgou um cargo público, mas mesmo assim era um dos responsáveis pelas vitórias do seu partido, desde extinto PDS, passando pelo PFL, atual Democratas, o qual presidiu essa agremiação política até o mês de dezembro de 1997, quando passou o  bastão para seu genro, o ex-vereador e empresário Francisco Batista de Araújo. No dia 3 de fevereiro de 1985, ele juntamente com seu genro Afeu Dantas Pinto, seu filho, o Dr. Ivo Freire e outros partidários fundaram no Apodi  o Diretório Municipal do Partido da Frente Liberal, atual Democratas-DEM, o qual foi eleito como o primeiro presidente do Diretório. Em 19 de novembro de 1986 foi reeleito e posteriormente, por diversas vezes e continuando na presidência por um período de 22 anos. Bicudo histórico, porém, na campanha política de 2006 colocou em seu principal empreendimento, o Posto Brasília, uma grande foto do maior bacurau do Rio Grande do Norte, o senador Garibaldi Alves Filho.     Em toda sua existência apenas disputou uma eleição, foi a de 15 de novembro de 1986, quando foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo seu maior adversário político de Apodi, o Dr. José Pinheiro Bezerra, que ambos perderam para seus opositores Valdemiro Pedro Viana e Hélio Morais Marinho, com uma diferença de 757 votos.
   Ressalte-se a título de homenagem, sem desmerecer qualquer militante do DEM, o trabalho obstinado e abnegado do presidente do antigo PFL e atual Democratas, que ao longo de todo esse tempo buscou com o seu desejo inquebrantes, o crescimento e a unidade do partido, pautando sua conduta, mesmo diante do reseves e obstáculos que pareciam instransponíveis, na fidelidade partidária, empunhando com destemor a bandeira do DEM, nunca deixando a tremular, participando efetivamente de todas as eleições ocorridas, votando nos candidatos da agremiação ou de coligação que o DEM participassem, defendendo veementemente  suas linhas candidatos programáticos, honrando e enaltecendo-as, sem nunca ter praticado o adesimo, hoje tão costumeiro  na maioria dos nossos políticos, mas acompanhando e obedecendo as diretrizes das lideramças estaduais, que compõem o núcleo diretivo do DEM, principalmente na pessoa de seu presidenete o ex-governador e ex-senador José Agripino Maia, posteriormente pela ex-senadora e ex-governadora e atual prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini Rosado. Do ex-deputado federal Carlos Alberto de Souza Rosado e do deputado estadual Getúlio Rêgo, o qual com o maior número de mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do estado do Rio Grande do Norte, eleito pela primeira vez em 15 de novembro de 1982 e reeleitos nos pleitos de 1986, 1990, 1994, 1998. 2002. 2006, 2010, 2014 r 2018. Chico Paulo apoiou o deputado Getúlio desde sua primeira legislatura, em 1982, quando participou do lançamento de sua candidatura, na época um médico pouco conhecido no meio político do estado, acompanhou e o seguiu sua liderança até a sua morte, com estilo e altivez.
    Chico Paulo era dono da maior risada apodiense. Mesmo não sendo homem de letras, fez muito pela educação dos filhos, formando todos eles; e dos filhos de seus moradores, pagando do próprio bolso uma professora por vários anos e na construção de um grupo escolar. Ele foi um grande exemplo de vida para muitos jovens de hoje, que tem de tudo em suas mãos, mas infelizmente, não procura progredir de vida, querendo construir seu patrimônio pelo telhado, do qual, o certo seria começat pelo alicerce, como isso não ser possível, uns sew perdem no caminho da ida e não encontrando o caminho da volta.

No dia 28 de julho de 2018, a cidade de Apodi-RN perdeu um grande homem! Exemplo a ser seguido por qualquer um que deseja ter uma vida admirável.
Francisco Paulo Freire, conhecido por Chico Paulo 
Ele foi um grande baluarte da política local. Coerente, Chico Paulo participou de muitas campanhas políticas no município e estava sempre ladeado do Senador José Agripino Maia e lideranças que levantavam a bandeira vermelha.
O conceito que tinha 'Seu Chico Paulo' motiva a sociedade de Apodi a aplaudi-lo pelos seus atos nesse momento de perda e dor.
Chico Paulo, natural de Apodi-RN, nasceu no dia 18 de janeiro de 1927 e terminou sua vida aos 91 anos, deixando vários filhos, netos e muitos amigos. No dia 27 de junho de 2019 a família inaugurou o Memorial Francisco Paulo Freire, localizado no antigo Posto Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS - MOSSORÓ-RN